terça-feira, 7 de outubro de 2008

Respondendo...

Muito bem...Depois de algum tempo com uma pergunta solta no ar venho trazer minha resposta, minha interpretação e visão à cerca do assunto proposto, pra terminar logo com esse tema e para que eu possa escrever um monte de coisas que estão surgindo e que tenho medo que o vento leve embora (e ele anda bem forte lá nas tardes da FACED). Mas antes disso gostaria de agradecer as pessoas que comentaram, deixaram a sua opinião, que me fizeram pensar e repensar na minha idéia e visão sobre a pergunta. Estão convidados a problematizar a minha opinião e também as demais deixadas no post anterior. Obrigada Amanda, Mary, Cíntia, Cleber, Paulo Sérgio, Rafael, Thiago (do Pilhou!) e Pietra.

Vamos ao que realmente interessa...

"Nenhuma idéia vale uma vida!?"

Quando estava ouvindo esta música e resolvi postar o questionamento aqui no blog, pensei nele de uma forma um pouco diferente do que a maioria dos outros comentários mostram, e talvez por isso minha opinião seja um pouco, ou muito, diferente da maioria, mas semelhante a quase todos de certa forma.

Pensei em 'idéia' como ideal, como um objetivo, uma busca. Talvez um certo espírito 'revolucionário' (preguiçoso!) que anda latente por aqui tenha me remetido a esta interpretação, e também à conclusão que segue:
Levando em conta esta interpretação inicial afirmo que, para mim, qualquer idéia (leia-se, então, ideal) vale uma vida. Penso que quando acreditamos em uma causa e temos vontade e motivação para levá-la adiante devemos fazê-lo com todas as forças. Sim! Eu acredito que vale entregar a vida (dedicar-se ao máximo) para concretizar, ir atrás de alguma mudança, nem que seja mínima, mas necessária.
Acredito que não é preciso radicalismo para isso, pequenas ações podem significar uma vida, em uma vida podemos nos entregar muitas e muitas vezes para uma nova 'construção', ou uma 'descontrução', basta querer, basta acreditar, basta se dedicar.
Com certeza, mais que absoluta, acredito, também, que de nada vale agir em prol de um ideal quando se prejudica outras pessoas, quando se invade outros territórios de forma negativa.
Idéias são só idéias e não devem ser levadas às últimas consequências quando podem prejudicar outras pessoas.

"Idéias são só idéias quando não transformadas em ideais!" (A.M.P)

3 comentários:

Pietra disse...

"déias são só idéias e não devem ser levadas às últimas consequências quando podem prejudicar outras pessoas.


'Idéias são só idéias quando não transformadas em ideais!'" (A.M.P)



:D



que nenhum vento seja capaz de levar pra longe as loucuras (delíciosas loucuras) dessa cabecinha pensante. :P

Cintia disse...

Angela querida :) concordo com tua opinião e resolvi colocar aqui os nobre pensamentos do Exupery, que acredito que vem muito de encontro a tua propria opinião e eu axo tb que pelas experiencias comuns que temos de espiritualidade etc a gente tem uma visão mais "profunda" e sabe dar sentido as coisas pela essencia, quer sejam idéias, ou qualquer outra coisa, bjoooooooo.

" Se para nos libertarmos basta que nos ajudemos a tomar consciência de um fim que nos liga uns aos outros, procuremos um fim que nos ligue a todos. O cirurgião que faz sua visita não houve as lamentações daquele a quem ausculta: através dele, é ao homem que procura tratar. O cirurgião fala uma linguagem universal. Como o físico meditando suas equações quase divinas em que envolve ao mesmo tempo o átoma e a nebulosa. E assim um simples pastor.Aquele que vigia modestamente algumas ovelhas sob as estrelas, se tem consciência de seu papel, descobre que não é apenas um servidor.É uma sentinela. E cada sentinela é responsável por todo o império."

"Quando tomamos consciência de nosso papel, mesmo o mais obscuro, só então somos felizes. Só então podemos viver em paz e morrer em paz, pois o que dá sentido à vida dá um sentido a morte."

Mary disse...

Bom, a minha primeira idéia quando li a frase foi muito parecida com a tua...enfim, tu já sabe disso! Mas acho legal que tu faça esse tipo de debate por aqui, pq acho que é muito importante "perder" uns minutinhos pra "ouvir" a opinião dos outros. Afinal vivemos em um mundo cheio de pessoas com opiniões diferentes...

Beijinhos ;**