sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A música...questionando...

É interessante a mística da música. É como a poesia, é como os bons textos, podemos lê-los várias vezes e em cada leitura eles são capazes de se atualizarem, ter em novos sentidos, se traduzirem de maneiras diferentes. Assim na música, podemos ouví-las um milhão de vezes, mas em cada momento podemos interpretá-las de uma forma diferente, podemos dar um novo sentido e percebermos mensagens que em outras vezes não nos chamaram atenção.
Elas são capazes de nos questionar com uma única frase isolada da poesia que faz cantar. Ela pode se tornar trilha musical de vida, momentos, faz lembrar pessoas, traz recordações e até é capaz de fazer sonhar. É companhia na solidão, é distração e alento em muitos momentos.

Ouvindo uma música, não muito nova, porém significativa, me senti questionada por uma frase: "Nenhuma idéia vale uma vida!" ( Enquanto houver sol - Titãs) , será?

Deixo aqui o convite para que me ajudem a construir o blog, discutindo essa frase. Em breve postarei a minha opinião, conforme rolar a discussão nos comentários. É interessante ler os comentários, ler as idéias das outras pessoas, que podem se assemelhar com as nossas ou então bater de frente, trazer novas idéias e fazer pensar. Esta também é a proposta do blog.

E aí? Será que:

"NENHUMA IDÉIA VALE UMA VIDA?!"

Interprete como quiser, deixe a sua opinião...


Bom final de semana.
Beijoss.

11 comentários:

Assessoria de Comunicação disse...

"NENHUMA IDÉIA VALE UMA VIDA?"

Assessoria de Comunicação disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Dória de Assis disse...

Nenhuma idéia vale uma vida, realmente! Há todo momento mudamos de opiniões sobre determinadas coisas. È uma mudança constante de conceitos. Mas creio que o que vale mesmo na vida é o que fazemos.
Como diz o Chorão "podem me tirar tudo que tenho, só não podem me tirar as coisas boas que já fiz pra quem eu amo..." e concordo plenamente com isso. Nenhuam idéia vale uma vida, nenhuma idéia é maior do que qualquer ação,mesmo que uma ação seja baseada em uma idéia.

Espero ter contribuído. Voltarei mais vezes hein! :p
Beijão

Unknown disse...

Essa frase me remete, infelizmente, a algumas coisas ruins que acontecem desde que o mundo é mundo, como as guerras, por exemplo.
Quantas vidas já se perderam em nome de dinheiro, poder, "status", pedaços de terra, ou seja, idéias... Tenho certeza que nada na vida é mais valioso que a própria vida. Nem idéias, nem bens materias, nem orgulho. Nada. A vida deve ser preservada, mas ainda tem (e vai ter pra sempre) vidas se perdendo por causa de idéias, ou qualquer coisa menos valiosa...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mary disse...

Nossa...que engraçado, eu pensei de um jeito diferente. Quando li "idéia" logo pensei em idéias como "melhorar o mundo", "melhorar minha vida" "fazer o bem para os outros".
Por isso acredito que algumas idéias valham sim uma vida. Desde que nos faça bem, desde que nos faça felizes. (Claro que isso sem atingir os outros negativamente)...mas depois de ler o que já disseram, isso me fez pensar que sou uma pessoa positiva demais ^o)

Mas enfim...foi o pensamento que tive!
Beeeeeeeeeijos

Cintia disse...

Eu acho que depende do ponto de vista. Se partirmos da premissa de que tudo muda e de que não existem verdades absolutas: que a mudança, a transformação, a integração seja bem vinda, afinal, não somos seres estáticos. Mas de um ponto de vista diferente, podemos lembrar aqui de grandes idéias, de grandes pensadores, de teorias revolucionárias que valem uma e tantas outras vidas, isto é, estão sempre novas, então nesse ponto acho pertinente dizer que sim, existem idéias, pensamentos eternos
Por que não???? ;)

Unknown disse...

Acredito que isto depende da ideia...
Penso que algumas ideias valem a vida.
Muitos já provaram isto: Jesus, Che Guevara, Trotsky, entre outros.
Não concordo que "Nenhuma Idéia" vale uma vida. Muitas ideias fazem parte de um prijeto coletivo, como é o caso da IDEOLOGIA, e as questões individuais sempre se curvam ao projeto coletivo.
É necessário muitas vezes ter certos cuidados para que não caiamos na perpectiva que minha vida, meu umbigo, tem mais valor que o coletivo. Vivemos em uma SOCIEDADE, em um coletivo e devemos nos organizar para o manter bem do coletivo.

Paulo Montedo disse...

HUm, na música do Sérgio Britto, a frase se refere a desistência da vida, pois diz: quando não houver..., ..ainda há saida, ..ainda há esperança. Considerando este o referencial inicial eu concordo, que uma idéia não valeria uma vida, mas podemos perceber aqui uma personificação do eu, como disse o Cleber, algum problema que ele tá passando. Porém, coordenando o sentido de idéia como idéias fundamentais para a vida, como a Luta por um mundo melhor, SEM fome, SEM desigualdades, Sem preconceitos, Um planeta Limpo, estas idéias sim valem uma vida. Este conjunto de idéias é uma Ideologia, ou seja, um sistema organizado e fechado de idéias que serve de base a uma luta política. Eu acredito que a ideologia de uma lugar melhor para todos vale sim a minha vida.

Só pra terminar, o problemas dessa frase é o Nenhuma, restringe, limita.... pois há idéias que realmente não valem..

Pietra disse...

bah, dificil... inicialmente pensei "não, nenhuma idéia vale uma vida", mas isso pensando que essa vida será perdida para que essa idéia seja executada. sendo assim realmente acredito que nenhuma idéia vale tanto. contudo, sou obrigada a pensar nas mil formas e das diferentes idéias que podem surgir e que, consequentemente, podem mudar todo um conjunto, uma sociedade, muitas vidas... será que diante desta proporção vale a pena? não sei, acho tão difícil opinar até que ponto "sacrificar" uma vida vale a pena para um "bem maior". é pra quem esse bem?

aaaah. não sei, prima. vou pensar melhor e depois volto. ;PP

Unknown disse...

Acho que da pra pensar isso como sendo nenhum idela vale uma vida. Ou seja, não vale a pena morrer por uma causa, uma ideologia ou uma simples idéia. Até porque para valer uma vida, teria que ser uma boa idéia.. e bom e ruim são conceitos subjetivos de mais para se arriscar tanto como a vida.
O que hoje é uma boa idéia, amanhã já é ultrapassada. Não vale a pena se apegar a uma idéia como um dogma e levar para sempre como sendo uma verdade absoluta.
Bah.. fui longe de mais acho
Bjo, thiago