sábado, 7 de junho de 2008

Tomando decisões, mudando rumos...

Quantas vezes me vi questionada, por mim e por tantas outras pessoas, desde o início da minha vida acadêmica, sobre a grande dicotomia existente entre os dois cursos que faço, e como pretendo conciliá-los, se pretendo.

O curso de Direito caiu de para-quédas na minha vida, mas não é por acaso, ou por nada, que ele permanece, como 'segunda opção', mas permanece.

A Pedagogia, minha 'primeira opção' desde o momento da escolha de que curso iria tentar no primeiro vestibular da minha vida, só me trouxe alegrias e superou minhas expectativas até hoje. Ela entrou na minha vida de forma instantânea, rápida, como pedra de apoio para um passo maior, mas nela encontrei resposta para muitas coisas, inclusive para minha trajetória profissional.

Iniciei o curso sem cogitar a hipótese de entrar em uma sala de aula, minha visão sempre foi mais adiante, a psicopedagogia me chamava, o trabalho individualizado, na escola, na clínica, mas fora da sala de aula.

Bastou passar dois semestres lendo, observando, construindo conhecimentos sobre a infância e suas realidades, sobre a educação e sua precariedade, sobre a riqueza e a beleza da 'profissão professor' que minha idéia mudou ao avesso. Hoje o que mais quero é estar na sala de aula, construir momentos e experiências, sentir as realidades, dar o melhor de mim para mudar toda essa realidade que percebo triste e sedenta de pessoas transbordantes de energia para colocar à serviço no saciar desta sede.

Já dizia Paulo Freire, grande educador que não tem como não ter como exemplo, "A educação não muda o mundo, a educação muda as pessoa,s as pessoas mudam o mundo!", e é nisso que acredito, acredito que posso fazer muito, por muitas crianças, por muitas infâncias, por muitas pessoas que buscam um lugar melhor para si e para os outros, por aqueles que buscam ser melhores, assim como eu, a cada dia.

Mas tá, e onde o Direito entra nessa história? O Direito, com certeza, vai me tornar mais consciente de meus direitos e deveres, e eu sonho, e eu busco, e eu quero no futuro poder uní-lo à Pedagogia, à Educação, podendo lutar mais profundamente pelos direitos das crianças que não têm seus direitos garantidos. Quero fazer minha parte através da Educação colocando a mão na massa( no giz, no canetão, no papel, ...),mas quero ir além, quero lutar pelos outros direitos, pela defesa da infância que cada vez mais se perde no ar, se perde no tempo, da infância tão necessária e sonhada por tantos que não a conhecem, e também lembrada por aqueles que privilegiados tiveram e/ou têm a rica oportunidade de vivê-la de forma única.

Será muito sonho, ousadia?! Será utopia? Eu quero é tentar...Conseguir não sei se vou, o máximo de mim darei para isso, pois mais forte que minha dúvida é meu desejo.

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)




8 comentários:

Sanderson disse...

Angelll!!
Parabéns pelo escrevestes!! é melhor tentar do que não ter arriscado conseguido não é mesmo? Mas sei que no futuro esse seu sonho será uma realidade!!

Bjoss linda guri gremista

Ångel disse...

Ae xará!!!
Serás com certeza uma advogada brilhante e uma pedagoga fascinante...(trocadilho? hehe!
E, hoje, já és com certeza excelente escritora ou "produtora de textos" como dizia a Ivany... hehe!
Parabéns!!!!
Mil beijos, fique com Deus!

Anônimo disse...

Oi Angela
Nossa teu texto tá muito bom mesmo, muito boas tuas idéias e objetivos, com certeza vais alcançá-los logo logo com tanta determinação!!!Parabéns!
bj
Maiara

Pietra disse...

prima.
lindo teu texto. inspirador. ;P
compartilho contigo desta ideologia de um futuro melhor através da educação (não é a toa que sou tua colega) e é fácil perceber um sincero desejo de realização deste "sonho" ao conversar/conviver contigo...
escreves lindamente. ;D
beijão

Anônimo disse...

Angela
Que lindas palavras, deixam transparecer lindas intenções que, te conhecendo, sei que se concretizarão. É necessário espalhar estas sementes e nada melhor que jogá-las na internet, esperando que frutifiquem em outros solos fertéis como o teu. Que sirvas de inspiração para muitos colegas.
Um beijo muito estalado!!!
Adri

Mary disse...

Pessoas como tu me fazem perceber que o mundo ainda tem chance!
Pessoas como tu me fazem perceber que minha decisão foi correta, pois não sou a única sonhadora!!
Pessoas como tu me fazem perceber que nosso SONHO pode ser REALIDADE!!!

Beijos querida colega e amiga =D

Unknown disse...

É sobrinha... Com certeza esse teu texto é inspirador, como disse a Pietra. E eu também sonho, assim como tu, em transformar pela educação! Concordo contigo que temos que tentar mesmo que não consigamos! Temos que dar o melhor da gente pra que isso se torne realidade!

Beijão da tia!

Unknown disse...

Oii Ange...
Hoje tive a oportunidade de ler com calma o q você escreveu, e olha...não é utopia não...eu tenho certeza q você vai conseguir...sei que você é capaz!


te amo amigaa!
e Parabéns pelo blog!
=)

Bjão ;*