domingo, 22 de julho de 2012

O sistema e suas impressões mais evidentes...


Alguns podem até pensar que pode ser sensacionalismo jornalístico normal de período eleitoral, mas, infelizmente, estar lá dentro do ambiente, conversar com aqueles jovens, conviver em alguns momentos dessa passagem pelo sistema e, enfim, acolher alguns destes depois de egressos, me permite afirmar o quanto tudo aquilo mostrado é real, recheado de contradições e injustiças.

O sistema de medidas socioeducativas tem como dever reeducar, ressocializar (não gosto desse termo!) os menores infratores, através de diferentes ações socioeducativas que venham responsabilizá-los pelos seus atos. Fazer com que os mesmos pensem sobre o que fizeram e, mudando de mentalidade e percebendo novas possibilidades, venham a buscar outros rumos para suas vidas. Ao contrário do que é visto e apresentado, ou seja, um sistema cruel de privação de liberdade, insalubre e revoltante.

Dentro das unidades é possível, sim, encontrar profissionais comprometidos e motivados a cumprir seus papéis de socioeducadores, que proporcionam aos jovens outras visões de vida, que os ajudam a olhar o mundo e seus atos de maneira crítica e transformadora.


Porém, como mudar mentalidades, construir mudanças de vida em ambientes em que, o máximo que se consegue-se promover é o sentimento de valorização da liberdade e não de responsabilização por seus atos?

Nenhum comentário: