quarta-feira, 9 de maio de 2012

Novos rumos, outros ares. Meu novo desafio!


"O correr da vida embrulha tudo. 
A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. 
O que ele quer da gente é coragem!"
Guimarães Rosa

Quem acompanhou minha trajetória acadêmica, na graduação, e conhece meus anseios profissionais, vai conseguir visualizar a amplitude desta conquista, e mudança, para mim.

Na segunda-feira, dia 14, assumo o cargo de Pedagoga no POD Socioeducativo – Programa de Oportunidades e Direitos -, na unidade Calábria. Programa coordenado pela Secretaria da Justiça do RS, em parceria com outras secretarias, que objetiva orientar jovens abrigados e egressos da FASERGS nos seus processos de reinserção social, familiar, escolar e profissional, através do acompanhamento realizado por uma equipe composta por uma Pedagoga (eu!), Assistente Social e Psicóloga.

Deixo o SENAC Canoas, mais especificamente a Aprendizagem Comercial, com o coração apertado. Um espaço onde aprendi a ser feliz, aos poucos. Onde confirmei minha decisão pelos jovens. Uma equipe que foi se consolidando e hoje trabalha junto, com muitos planos e crescimento mútuo e constante. Uma direção e coordenação que sempre apostou e me apoiou em meu trabalho, inclusive neste momento de difícil decisão, me encorajando a buscar meus objetivos. Além disso, os alunos, os aprendizados. Os almoços, histórias e mais histórias nos intervalos. Tudo isso será carregado com muito carinho. Não foi uma decisão fácil, mas muito convicta! Tenho certeza que todas torcem por mim. Sou grata pela parceria, amizade e carinho. À direção e Núcleo Pedagógico, agradeço as portas que se mantém abertas.

Aos alunos, espero não encontrar nenhum de vocês neste meu novo espaço, caprichem! Se dediquem. Aproveitem cada momento e cada aprendizado que a trajetória profissional de vocês, que só está começando, proporcionará. E continuem contando comigo.

Tenho consciência do desafio que me espera, da estrutura emocional/psicológica, física (belas caminhadas me aguardam todas as manhãs e finais de tarde!) e profissional que o mesmo demanda, mas tenho consciência também da minha vontade e convicção de que este é o lugar que sempre almejei estar como profissional e, por isso, meu melhor será, mais uma vez, colocado a serviço, estando sempre disposta a aprender com o novo e a cada desafio que se apresentar, para que o objetivo do programa possa ser alcançado, através do meu trabalho.

Chego àquilo que sempre enxerguei como meu foco de formação acadêmica e atuação profissional, de forma muito precoce, pensando no meu tempo de formada e de vida. Mas me sinto preparada e muito entusiasmada para assumir tudo isso. Eu quero e preciso correr esse risco de talvez perceber que não era bem isso! Só esta experiência poderá confirmar meus anseios.

Obrigada por todo apoio que recebi, minha família e amigas, neste rápido processo de decisão e escolha!

Lá vou eu!