domingo, 20 de dezembro de 2009

...às pedras e ondas...

Cá estou eu novamente, pelo terceiro ano, compartilhando meu ano com pessoas especiais.

Dois mil e nove foi um ano sem muitos avanços. Com mudanças sim, pessoais, coletivas, de pensamentos, de rotina, mas sem grandes transformações, porém não deixou de ser um ano maravilhoso e de muito crescimento.


Iniciei o ano com férias maravilhosas, em um lugar paradisíaco, com pessoas muito especiais. Momentos que me proporcionaram alegrias e muito descanso, para encarar 2009 com baterias recarregadas.

O desafio do movimento estudantil esteve presente desde o início, com atividades de recepção de bixos, preparação de atividades do ano. Aliás, o movimento estudantil merece um capítulo especial nesta carta.
Neste ano muitos desafios novos se delinearam, tocar uma gestão de um DA até então inativo, vencer a crítica com proposições, coerência e luta, vivenciar grandes experiências e um gigante amadurecimento de consciência com pessoas especiais e lutadoras, me proporcionou um gigante crescimento pessoal, pois me permitiu, a cada dia, reafirmar minha opção e encontrar algumas respostas dentro dessa escolha.

Iniciei meu primeiro estágio. Entre pela primeira vez em uma sala de aula como responsável por um grupo. Cresci, aprendi muito, me aborreci, fiz novos amigos, conheci realidades, tive experiências incríveis. Tornar-se responsável pela capacitação de jovens que buscam seu crescimento profissional e uma oportunidade melhor para o futuro foi um desafio e tanto, desafio recompensado pelo reconhecimento e carinho recebido pelos 43 jovens que por mim passaram e, principalmente pelos 34 que concluíram o tempo de capacitação. Aprender a respeitar realidades, espaços e opiniões, driblar o imprevisto, ser mais que professora, referência, uma amiga, me fez tornar-me uma pessoa diferente: mais consciente, mais atenta, mais feliz.

O meu curso, tão adorado e sempre tão vangloriado por mim, me deixou por diversas vezes em dúvida, indecisa, saturada, cansada, mas ao mesmo tempo a dúvida se tornou certeza, quando na prática, momentos de tensionamentos, pude começar a vivenciar a docência, tanto no estágio, quanto nas práticas docentes semestrais.

Aprendi a lidar perdas, reaproximações, cheguei a limites. Revi princípios, valores. Vivi minha seriedade e, por incrível que pareça, fui palhaça muitas vezes. Estive mais distante da minha família neste ano, visitei-os menos, por circunstâncias do tempo, dos compromissos, da rotina. Ganhei confiança, abominei atitudes, me decepcionei, chorei, amei, sonhei. Vivi!

Mais uma vez concluo o ano realizada. Querendo muito mais para o ano que se aproxima.

Agradeço aos amigos, os de longe e os de perto. Pela presença, pela saudade, pelo carinho, pelos apoios, pelos puxões de orelha, pelas decepções que me fizeram crescer. Agradeço àqueles que foram pedras: que me fizeram ser forte para vencê-los. Agradeço àqueles que foram ondas: me carregaram em seus impulsos, fazendo-me avançar.

Que o novo ano seja repleto de conquistas, que aprendamos a sonhar e, mais que isso, correr atrás e lutar pelos nossos sonhos, por aquilo que acreditamos. Que sejamos felizes.