terça-feira, 29 de julho de 2008

...Momento...

Mais uma vez quero iniciar agradecendo pelos comentários carinhosos recebidos, pela reciprocidade sentida, por mais uma vez me fazerem acreditar mais um pouco na amizade e por me alegrarem por saber que existem pessoas como vocês fazendo parte de minha vida.


Mais uma poesia inútil.


De um texto, passou a ser poesia. Escrita em meio a uma turbulência em meu quarto, em Arvorezinha, enquanto minhas amadas colegas Porto-alegrenses fazem folia...Guerra de travesseiros para cima...Muito inspirador...Mas segue a poesia!



Passo e olho

Olho e não vejo,

A vida e o segredo,

Um amanhecer.


Eu ando, observo.

Eu amo, ignoro.

Te trago pra perto, te jogo pro canto.

É o encanto, o sonho.

Um entardecer.


Eu quero, eu posso.

Mas como entender?

A pedra atrapalha,

O sorriso de fecha,

O olhar desvia.

O anoitecer.

(...)

(A.M.P.)



Boa semanaaa!

Beijos

=)~~

sábado, 19 de julho de 2008

Amizade...


Amigos para sempre, por um tempo, por um dia, por um instante... Amigos são pessoas que passam por nós e deixam sua marca, independente do tempo, mas pela intensidade pela qual passam e dividem de momentos conosco.

Amigos de perto, de longe, de infância, de faculdade, pessoas que chegam em nossas vidas e se tornam indispensáveis ou então deixam saudades. São os responsáveis pela saudade da infância, dos risos, das festas, das alegrias, das bobeiras, das aulas chatas, das conversas. São pessoas que poderiam ficar pra sempre conosco, mas que às vezes por motivos banais, bobos, ou até inevitáveis se distanciam da gente, e por pior que seja o motivo, deixam saudade, muita saudade.

Amigos que estão sempre conosco, amigos que nunca se vêem, que nunca se viram. Amizade é um sentimento estranho, que aproxima as pessoas por afinidades, desejos comuns, características, sonhos, que faz com que pessoas diferentes passem a olhar para uma mesma direção, se olharem, se ajudarem, tornarem-se um parte da vida do outro.

O telefonema em momento inesperado, as cartas guardadas, ou então os e-mails arquivados, as demonstrações de carinho, a torcida, a preocupação, a presença nas conquistas e nos maus momentos, as fotos, as memórias. A vontade repentina de saber como está, se continua a mesma pessoa, se está precisando de você.

As jantas em dia de semana, os amigos-secretos, os trabalhos de aula, até mesmo as discussões e pequenas separações, temporárias, ou então, infelizmente, definitivas, a espera no MSN, os momentos pré-aula sentadas na esquina até tocar o sinal, as divergências, ‘caçador’, ‘pega-pega’, ‘polícia e ladrão’ durante a noite na rua, as casinhas, as brincadeiras, a magia da infância que por si só saudades causa.

Acredito que existem amigos de diversas maneiras, aqueles melhores amigos, que são vários: aqueles dos momentos de festa, aqueles dos momentos de conversa séria, aqueles de receber conselho e de aconselhar, de viver junto, de telefonar. Acredito que existe a amizade por conveniência, a qual abomino. Acredito acima de tudo, que uma amizade de verdade é sustentada pelos pilares da união, da cumplicidade e do companheirismo. E acredito ainda que as pessoas não precisam serem iguais para serem amigas, as diferenças são essenciais na complementariedade, nas convivências, no momento que um complementa o outro aparece o equilíbrio, nada sobra, e damo-nos conta de que ninguém é maior, ou melhor, que ninguém, e isso também é essencial.

Falo da amizade a partir do que algumas pessoas me proporcionaram viver, das diversas vivências, experiências, oportunidades, situações de vida, das quais muitas me alegro e de outras que me entristeço, porém não me arrependo, foi a partir delas que sou que sou e acredito no que acredito, a partir dos ‘certos’ e ‘errados’ vividos que construo minhas novas amizades, e conservo as antigas.

Neste dia do amigo eu quero agradecer a todas estas pessoas que de uma forma ou de outra fazem, ou fizeram, parte da minha vida de uma maneira muito especial, que me marcaram de alguma maneira. Falo de minha mãe, em primeiro lugar, que é sempre meu exemplo, e minha melhor amiga em todos os sentidos, falo do meu irmão com quem exercito a paciência, com quem rio e brigo, com quem aprendo no dia-a-dia o sentido da amizade. Falo do meu pai, que com certeza é meu melhor amigo-presença, que no seu jeito durão e implicante me ensina a tolerar e a amar as diferenças e conviver com a semelhança ‘excessiva’. Falo das minhas amizades de infância, da Leine, da Deise, da Laura, da Bruna Borille, da Angélica, dentre tantas, que me ajudaram a desfrutar das magias e peripécias da infância. Da Tia Idalma, uma amiga sempre presente, da Carolina uma prima-quase irmã. Falo da Gabi, da Shana, da Lígia, da Luiza, pessoas com quem aprendi muito a tolerar, a escutar, com quem muito aprendi, em muito silêncio. Falo das surpresas que a vida colocou em meu caminho,as quais são a minha maior alegria, a Bruna Luiza, a Carol, a Camila, a Aline, a Renata, a Marluce, a Alice, Eliete, a Fabrine, a Alicia minha princesinha, a Mari, a Pi, a Tia Sibi, a Manu, pessoas com as quais vou descobrindo cada vez mais o sentido real da amizade, me preocupo, me dôo, amo demais. Falo do Paulo, e sua companhia, mais que primo, um verdadeiro irmão. Do Bruno, do Tiago. Falo da Camila, da Mica, do Thiago, do Catraca, do Willian, da Mara, Raíssa, Geórgia, que me fazem acreditar que tudo tem seu lado bom, meus amados colegas do Direito. Falo da Cíntia, Ir. Rosi, com quem convivi anos muito importantes da minha história. Falo do Paulo Sérgio, do San, do Ângelo, amigos que, até então, mesmo virtuais, já me ensinaram muito sobre amizade, o Dinho, meu amigo quase-virtual. Falo da Júlia, do Douglas, da Dati, da Adri, da Deise, do Cléber, do Luis, pessoas que a UFRGS colocou em minha vida e que me ajudam a compreender a amizade de uma maneira bastante especial. Enfim, falo de todas aquelas pessoas que já passaram em minha vida e me proporcionam esta visão da amizade e minhas atitudes a cerca deste sentimento.

Isto é mais que um FELIZ DIA DO AMIGO, é um MUITO OBRIGADO, a todos vocês, aqui relacionados ou não, que ainda convivo ou não, aqueles que estou distante pela geografia ou por outro motivo. Desejo a vocês, meus amigos, muita felicidade, muita paz, muita vida, e muitos amigos, daqueles que pode-se confiar, amparar-se, que todos possam ser felizes como eu por ter pessoas tão especiais em suas vidas, pessoas que nos emocionam ao relembrar tanta coisa boa, como aconteceu comigo ao escrever este texto.



“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida!”

Boa semana pra todo mundo...

Beijos

=)~~

quinta-feira, 10 de julho de 2008

(...)

Depois de um tempo vegetando na aula de Sistema Nervoso e Aprendizagem, sexta feira passada à tarde, dia 03/07, resolvi fazer algo que prestasse e inspirada pela colega Mariana que não parava de escrever, resolvi fazer o mesmo. Tudo bem que meu objetivo não foi concretizado, porque a poesia não ficou grande coisa, mas como fazia tempo que eu não postava e também pensando que as palavras exprimem o que estamos sentidno, o nosso momento, resolvi postar. Pode ser que estas palavras não façam sentido amanhã, mas hoje elas fazem, e é isso que importa!

(...)

São tantas idéias,
mas me falta papel.
São tantos os desejos,
mas me falta um chão.

É hoje, amanhã.
Outro dia talvez!
A vida passa correndo,
do tempo sou freguês.

Porque é tão difícil,
algumas coisas esquecer.
Apagar a palavra escrita,
não precisar esclarescer.

Confusão, monotonia.
É pra hoje?
Não, pra amanhã!
Mas a vida me obriga,
a viver como artesã.

Artesã que pega o tempo,
o coloca no papel.
Ou então transforma- o em argila
e começa a modelar.

Modela, aperta, desamassa.
Leva pra lá, puxa pra cá.
Passa tempo, tempo passa,
vida é massa a trabalhar.

Eu sou a resonsável.
Sim eu sou, isso eu sei!
Só eu posso me libertar
da prisão do pensamento,
que me impede de voar!

Corre, corre, compromissos.
Isso pode até atrapalhar.
O tempo pode ser curto,
o choque pode ser forte,
mas não pode me impossiblitar de sonhar!
(A.M.P.)



(:::...::...::...::...::...::...::...::...::...::...::...::...:::)

Hoje estava deixando um recado para um amigo e ao pensar sobre como escrever o que estava pensando deixei algumas palavras 'cairem' sobre a tela, deixei meus dedos caminharem sobre o telhado, e até que tem sentido o que escrevi, por isso deixo também esta frase fresquinha aqui.

"Nem sempre as boas intenções são compreendidas a ponto de serem valorizadas, mas pode ter certeza que as pessoas bem intencionadas sempre terão seu valor!" (A.M.P.)


Bom final de semana pra todo mundo, bom início de férias!
Beijos!
:**